Derrames e Varizes, Derrames, Varizes, Tratamento de varizes, Prevenção de varizes, Sintomas de varizes, Dilatação das veias, Paz Dias
Mantenha-se saudável

Viva a vida a circular

Cerca de metade dos Portugueses sofre com Varizes e Derrames, mas opta por não fazer nada, apesar da sensação de cansaço ou peso nas pernas, comichão e, por vezes, mesmo dor ou edema (inchaço). O que inicialmente pode ser uma simples preocupação estética, é um caso de Doença Venosa que tem tendência a agravar-se e a originar problemas de saúde sérios, na ausência de tratamento.

É frequente que haja uma certa confusão na distinção entre Varizes e Derrames. Aliás, estas são manifestações diferentes de uma mesma patologia – a incapacidade do nosso sistema circulatório de levar o sangue bombeado pelo coração de volta ao mesmo, havendo uma acumulação nos membros inferiores com dilatação dos vasos (veias, vénulas e capilares). Contudo, enquanto os derrames são dilatações de pequenos capilares na pele, sob a forma de linhas muito superficiais com tonalidades entre o vermelho, arroxeado ou azul, as varizes são veias dilatadas que formam linhas sinuosas de localização subcutânea, provocadas pela alteração da estrutura das suas paredes e da função das suas válvulas.

A prevenção e tratamento precoce destas patologias é essencial para evitar problemas maiores. Saiba quais os sintomas e o que pode fazer para evitar o aparecimento de derrames e varizes ou quais os tratamentos ao seu dispor para livrar-se deles.