O que é?

A Trombose Venosa Profunda (TVP), também conhecida como flebite ou tromboflebite profunda, é uma doença causada pela formação de um coágulo de sangue (trombo), no interior das veias profundas das pernas ou da região pélvica, podendo bloquear o retorno venoso.

Trombose Venosa Profunda pode ser uma patologia potencialmente grave, podendo originar uma embolia pulmonar. Neste caso, o trombo liberta-se das veias profundas, move-se através da circulação sanguínea até aos pulmões, podendo aí bloquear o fluxo sanguíneo, sobrecarregando o coração e dificultando a oxigenação do sangue.

Apesar de por vezes ser difícil reconhecer os sinais e sintomas de uma TVP, esta patologia, uma vez diagnosticada, pode ser tratada de forma eficaz.

Dr Paz Dias, Paz Dias, Cirurgia Vascular, Trombose Venosa Profunda, Definição

Quais os sintomas?

Na maioria dos casos, a TVP não apresenta sinais no paciente. No entanto, dependendo da localização e do tamanho do trombo, pode despertar alguns sinais como dor e inchaço nas pernas, sensação de calor alteração da cor da pele na região afetada, normalmente azul ou vermelha.

 

Como prevenir?

Prevenir a Trombose Venosa Profunda é muito mais fácil do que tratá-la, para isso deve controlar o seu pesopraticar exercício físico regularmente, evitar permanecer muito tempo na mesma posição (sentado ou de pé), sem movimentar as pernas, parar de fumar, evitar tomar pílulas anticoncepcionais, entre outros.

 

Quais os tratamentos?

A Trombose Venosa Profunda é habitualmente tratada com recurso a medicação ou procedimentos minimamente invasivos, raramente está indicada a cirurgia. O tratamento inicial é o repouso do membro e a anticoagulação.

Habitualmente o tratamento da trombose é feito com recurso apenas a substâncias anticoagulantes, uma medicação que impede a formação de coágulos prevenindo que o sangue coagule tão facilmente. Alguns destes medicamentos são aplicados como injeção, como a heparina, e outros podem ser tomados como comprimidos.

Atualmente, e em situações selecionadas, o tratamento pode ser feito na própria residência do paciente, usando-se as heparinas de baixo peso molecular.